Empreendedor de sucesso precisa ser gestor de si mesmo

Por Cláudio Ferme

O educador e escritor Maurício Góis formulou uma série de provocações sobre os lugares-comuns da gestão educacional para a reflexão do público que assistiu à palestra “Educadores de desempenho máximo: o desafio”, durante o segundo dia do 10º Congresso Rio de Educação. Ele procurou demonstrar aos administradores escolares que o pensamento competente e competitivo seria a postura necessária no sentido de recuperar e recriar a nova escola.

Na avaliação de Góis, a mentalidade inovadora nas escolas deve começar pela maior valorização do papel do educador (problematizador, portador de sabedoria e formador para a vida) do que o de professor (que prepara para o mercado e segue um programa). “Cabe aos gestores competentes incorporar a comunidade educacional a essa visão, com o objetivo de destacar sua marca e reforçar a reputação num mercado tão segmentado”, ressaltou Góis.

IMG_3533
O desafio de educar com desempenho máximo foi a discussão central da palestra – Foto: Bruno Fabregas

Segundo o escritor, o empreendedor de sucesso procura ser gestor de si mesmo e de sua carreira, guiando-se por princípios fundamentais, tais como empenho, desempenho, liderança, qualidade, vantagem competitiva, estética, criatividade e espiritualidade. “Outra preocupação essencial é melhorar a maneira como as pessoas percebem a tarefa do gestor, o qual precisa demonstrar emoções (para desafiar-se), linguagem inteligente (para desafiar os outros) e humildade (para aceitar ser desafiado)”.

Maurício disse ainda que a gestão competente e competitiva antevê os desafios futuros, projetando as vantagens e os ganhos mais adiante. Ele destacou vários fatores de impacto que determinam ações bem-sucedidas do empreendedor: autoconcorrência (destruição criativa/descontentamento inovador); perseguir metas (curto alcance) e não objetivos (longo alcance); clima motivacional; diferenciação; objetividade; e inovação contínua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: