A importância da hierarquia do aprendizado

Por Nathalia Curvelo

Com formação em fonoaudiologia, psicopedagogia e psicomotricidade, a professora Maria Teresa Soares possui um amplo conhecimento sobre as diferentes etapas do desenvolvimento infantil.  Ela falou sobre os impactos de cada fase na constituição do indivíduo na palestra “Importância dos Primeiros Anos da Escola nos Futuros Distúrbios de Aprendizagem”, no 2º dia do Congresso Rio de Educação 2015.

IMG_4092

Os efeitos causados pelo negligenciamento nas etapas de formação das crianças foram debatidos na palestra de Maria Teresa – Foto: Bruno Fabregas

Maria Teresa destacou dois conceitos como fundamentais para o entendimento do tema: hierarquia e resgate. “O processo de aprendizagem é hierárquico. A tarefa da pré-escola é fazer a criança vivenciar as etapas do desenvolvimento. Se elas não forem bem trabalhadas, as falhas se manifestarão mais tarde”, explicou, ressaltando como esse entendimento é importante para o resgate de alunos que manifestam dificuldade no aprendizado. “O resgate deveria ser feito na escola, antes de chegar às clínicas. Para que isso aconteça, no entanto, os professores devem ter noção do desenvolvimento”.

A professora falou sobre os efeitos causados pelo negligenciamento nas etapas da formação das crianças. “Acontecem defasagens pedagógicas se não se respeitar o tempo certo de aprendizagem. Gera-se imaturidade cognitiva e emocional, além de alteração na autoestima e desmotivação”, disse. Maria Teresa citou ainda como se desenvolvem os sentidos nos anos iniciais da infância, além dos impactos sofridos nesse processo em virtude das mudanças na dinâmica da sociedade. “Temos os problemas do século XXI, como a guarda compartilhada, em que não se constrói uma linguagem comum para as crianças, e a rotina sobrecarregada e cronometrada”. A palestra foi realizada no dia 8 de agosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s