A importância do Ensino Profissionalizante

Por Andréa Antunes

A palestra “O atelier das mãos”, do professor Roberto Boclin, foi uma aula sobre o Ensino Profissionalizante e o Ensino Médio. Ao defender os cursos técnicos, Boclin lembrou que o Brasil sofre com um alto índice de evasão no Ensino Médio e que é necessário mudar essa realidade.

“Hoje temos uma grande parcela de jovens que não trabalha e não estuda. Isso acontece porque a escola não atende aos seus interesses. O Ensino Médio não atrai o aluno”, disse o Professor, lembrando que o aumento na carga horária não é a solução. “Esse aumento pode fazer com que o jovem fique com mais tédio na escola”, ressaltou Boclin, que defende a valorização do Ensino Profissionalizante para despertar o gosto dos jovens pela Educação.

IMG_3789
A importância do Ensino Profissionalizante explicada por meio da História da Educação foi destaque na palestra – Foto: Bruno Fabregas

“O jovem quer ver na escola uma utilidade e a Educação Profissional tem isso. Ela abre possibilidades”, disse. Roberto trabalha na elaboração de um projeto de lei com o objetivo de garantir mais autonomia para o segmento. O projeto prevê um currículo próprio para a educação profissional, que passaria a ser equivalente ao Ensino Médio e não ficaria dependente desse segmento.

Para mostrar a importância do Ensino Profissionalizante, o professor recorreu à História da Educação. Lembrou as mudanças provocadas no setor pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, as influências geradas pelo Positivismo de Comte e pelo Materialismo Dialético de Marx.

Ao chegar ao Brasil, Boclin destacou a Reforma Nilo Peçanha, de 1910, que determinou que a Educação Profissional fosse destinada aos pobres, humildes e desvalidos – gerando um preconceito que existe até hoje em relação ao setor – e a Reforma Capanema, que valorizou o Ensino Profissionalizante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: