O desafio dos novos caminhos para educar e aprender

Por Juliane Oliveira

“O medo é o grande inibidor da aprendizagem. Quando você tem muito medo você se defende mais do que ousa. O professor precisa ousar mais, sair do medo e avançar”. Essa foi a mensagem desafiadora de José Moran, doutor em Comunicação pela USP, no Congresso Rio de Educação 2015, no dia 8 de agosto.

Ao falar sobre o tema “Novos modelos de ensinar e aprender hoje”, o professor mostrou algumas experiências de escolas inovadoras com currículo mais flexível, com ênfase em metodologias ativas, tempos de aprendizagem individual e aprendizagem por desafios em grupo. Segundo ele, esse modelo equilibra o conhecimento intelectual, os valores humanos e os projetos de vida de cada aluno, com apoio das tecnologias digitais.

IMG_4048

Para José Moran, o medo é o grande inibidor da aprendizagem, que impede de ousar e avançar – Foto: Bruno Fabregas

“Buscar o caminho único, o passo a passo que estava entranhado na cultura escolar, é complicado em um período em que as coisas estão complexas e rápidas. Precisamos de uma aprendizagem ampla. A maior parte das pessoas sai da escola sem aprender o principal: construir um projeto de vida realizador, ser uma pessoa livre, ter paz e equilíbrio. É isso que precisamos passar para os alunos”, destacou.

Moran criticou a situação da educação na escola que fala muito sobre tecnologia, mas ainda não soube se reinventar. “Precisamos sair de uma visão fixa e previsível para outra dinâmica, aberta a novas informações, pessoas e situações. A escola hoje ainda é muito fixa e previsível. É necessário sair da caixinha da resposta única. Precisamos diminuir os medos, aceitar os erros como parte necessária do processo de evoluir e inovar”.

IMG_4055 (1)

Público conheceu propostas sobre novos modelos de ensinar e aprender – Foto: Bruno Fabregas

O professor apontou como urgente a necessidade de inverter a forma tradicional de ensinar. Ele contou sobre sua experiência de ouvir seus alunos para mudar a forma que ensinava e aprender mais sobre o papel do digital na aprendizagem, função que começou a desempenhar há 25 anos. “Projetávamos naquele momento uma escola diferente, totalmente centralizada no aluno. Vinte e cinco anos se passaram e até hoje só falamos, mas não fazemos. A tecnologia está aí, todo mundo está conectado, mas nós continuamos discutindo o assunto e não mudamos nada. O educador, apesar de ser especialista em aprendizagem, não aprende tudo que pode. Ele tem medo de aprender muito. Teme que isso lhe cobre mudanças profundas”, alertou.

Para Moran, o papel do professor hoje não é explicar o básico, pois isso o aluno aprende sozinho. Ele pesquisa e já chega na sala de aula sabendo. O papel do professor é ensinar o avançado, ampliar sua função e ser orientador, mentor e designer de roteiros pessoais e grupais de aprendizagem, de projetos profissionais e de vida para seus alunos.

Dentre alguns caminhos propostos por ele, está a Educação Híbrida, que consiste em integrar as diferentes áreas do conhecimento, os conteúdos e sua abrangência – intelectual, emocional e comportamental -, para ensinar e aprender; além de currículos interdisciplinares, flexíveis e integradores, que tenham como eixo transversal e fundamental o projeto de vida.  “Não vamos revirar a educação, mas se cada um fizer uma ação pequena diferente, com experimentações em vários campos, teremos uma mudança na rotina das escolas e, consequentemente, na vida dos alunos”, ressaltou.

Confira abaixo o vídeo que fizemos com José Moran no 10º Congresso Rio de Educação, com exclusividade para você.

Também temos uma entrevista exclusiva com ele sobre Educação Híbrida no site do Sinepe Rio. Confira aqui. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s