Sinepe homenageia presidente do Grupo Folha Dirigida

32

Por Juliane Oliveira

Para homenagear o trabalho desempenhado na área educacional pelo diretor-presidente do Grupo Folha Dirigida, Adolfo Martins, o Sinepe Rio o condecorou com a Medalha Edília Coelho Garcia. “Embora não tenha formação na área de pedagogia ou nenhuma outra ligada à educação, o nosso homenageado é um educador por vocação”, destacou o presidente do Sinepe Rio, Victor Notrica, ao entregar a Medalha. Vanessa Garcia, filha da professora Edília, também participou da cerimônia, que aconteceu durante o 11º Congresso Rio de Educação.

Notrica lembrou da trajetória do jornalista, a quem conhece há mais de 50 anos: “Para mim é um prazer imenso entregar esta medalha, porque o conheço de longa data. O conheci ainda bem jovem, em 1963, no jornal Diário de Notícias, onde desempenhava as funções de repórter, redator, editorialista, chefe de reportagem e editor de Educação”.

Nascido em Araxá, Minas Gerais, Adolfo Martins vislumbrou, no Rio de Janeiro, a oportunidade de ser reconhecido como um dos mais brilhantes jornalistas especializados na área educacional do país. Em 1985, fundou o jornal Folha Dirigida, voltado para as áreas de Educação, Concursos e Mercado de Trabalho, que em poucos anos, transformou-se no maior jornal alternativo do país, com um forte enfoque para ações culturais e de cidadania.

“Filho de um pai analfabeto, pude entrar pelo elevador social para usufruir do banquete da Educação. Entendi que esta homenagem tem três vertentes justificáveis. Primeiro é a amizade, o afeto; segundo, uma virtude de qualquer bom educador: a generosidade; e terceiro talvez seja a longevidade da minha atuação profissional”, disse Adolfo.

Edília Coelho Garcia presidiu o Sinepe Rio, de 1970 a 1973. Foi subsecretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Conselho Estadual de Educação. Também presidiu a Associação Brasileira de Educação, integrou o Conselho Nacional de Educação, além de outras entidades educacionais da área pública e privada. A primeira educadora a receber a Medalha Edília Coelho Garcia foi a professora Teresinha Saraiva, em 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s