O futuro chegou para a educação

28

Por Juliane Oliveira

Uma viagem ao passado, pela história da humanidade, para compreender o que acontecerá num futuro, não tão distante, com a revolução tecnológica. Esse foi o clima encontrado pelos educadores na primeira palestra do 11º Congresso Rio de Educação. “Vez por outra acontecem mudanças bruscas na História. Nós fomos sorteados para presenciar esse momento”, destacou o jornalista e escritor, Pedro Doria.

Ele explicou como as revoluções existentes até hoje mudaram radicalmente a estrutura de tudo, impactando a economia, a política, as profissões e a forma de a sociedade se comportar: “Duzentos anos depois da nossa última revolução, a industrial, estamos passando pela revolução digital, que mudará tudo como conhecemos. E com a educação não será diferente”.

A lógica do mundo atual, ainda regido pela revolução industrial, impacta diretamente na forma de ensinar, refletindo nas salas de aula. “O que é a escola senão um prédio especializado, em que os alunos têm uma hora para chegar e outra para ir embora, e tudo acontece rigorosamente numa ordem estabelecida, assim como na indústria?”, indagou o palestrante.

Agora, o que passa a reger todas as áreas da nossa vida segue a mesma lógica presente num smartphone, que é o aprendizado da máquina (do inglês machine learning), visível em diversos outros softwares, que impactam também a educação. Doria citou exemplos como o Aleks, um software em que o aluno faz exercícios de uma determinada matéria, e a partir do próprio resultado a máquina entende quais conceitos o aluno dominou e quais ele precisa concentrar sua atenção, possibilitando um ensino diferenciado.

“Esse é um exemplo que se adapta para compreender como é o aprendizado. O professor continua sendo fundamental na sala de aula, mas a estrutura será outra. Nessa perspectiva ele não dará mais dever de casa para todas as crianças do mesmo assunto ao mesmo tempo. Cada criança terá sua tarefa específica e o professor auxiliará nesse processo”, ressaltou o jornalista.

Confira a mensagem do jornalista Pedro Doria no 11º Congresso Rio de Educação:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s