Estratégias para a competitividade das escolas

71Por Nathalia Curvelo

Para sobreviver em meio à concorrência, as escolas precisam se modernizar e desenvolver visão de mercado, defendeu Elimar Melo, professor da FGV e da Fundação Dom Cabral, na palestra “Questão de sobrevivência: estratégia e marketing nas escolas”, no 11º Congresso Rio de Educação.

O professor iniciou o debate definindo o que seria a escola moderna: aquela adequada ao seu tempo, à realidade das gerações que atende e às tecnologias atuais. “Moderna é a escola que tem qualidade de ensino, bons professores, recursos tecnológicos, estrutura física adequada e preço justo. É isso que o cliente espera”, afirmou.

Segundo ele, ser competitivo se tornou uma questão essencial para os estabelecimentos de ensino. E, para estar à frente, é preciso, em primeiro lugar, que tenham uma identidade e objetivos bem definidos. “É necessário questionar: onde quero chegar? E, por fim, traçar o caminho. Estratégia é o caminho”, disse.

Ele alertou que, uma vez que as estratégias já tenham sido elaboradas, ir ao mercado para conhecer as tendências, o que os concorrentes estão fazendo, e o que vem dando certo é primordial para garantir a competitividade da escola. “Quando vou para o mercado, tenho que mostrar o que e como faço diferente do meu concorrente. Em setembro tem início uma avalanche de propagandas de escolas: outdoors, folhetos, busdoors, e aí a sua se perde no meio dessa poluição. Se torna igual a dos demais”, explicou.

Melo defendeu o uso de ferramentas de marketing para uma estratégia mais eficaz, como os conhecidos 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. “Negociação e comunicação são coisas que se aprendem. A estratégia e a perspectiva mercadológica servem para que eu as aplique. Se eu me preparo para a travessia, ela será muito mais leve”, defendeu.

Acesse aqui a apresentação completa da palestra “Questão de sobrevivência: estratégia e marketing nas escolas”.

Confira a mensagem do professor Elimar Melo no 11º Congresso Rio de Educação:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s