Humanizar para aprender

65

Por Luisa Gabriela Oliveira

Fazer de uma escola um ambiente humanizado é um dos grandes desafios na prática pedagógica. A busca pelo equilíbrio unindo a empatia na equipe da instituição se tornou uma das grandes ferramentas educacionais que alavancam escolas ao redor do mundo. “O papel da educação também é preparar os alunos para além de obter os resultados para a escola”, destacou o professor Amaro França em sua palestra “Gestão de pessoas em um ambiente escolar” no 11º Congresso Rio de Educação.

Autor do livro “Gestão Humanizada – Liderança e Resultados Organizacionais”, ele afirma a importância da curiosidade como fator primordial para o funcionamento da escola, sendo ela, inclusive, uma empresa viva, que precisa estar agregada às relações interpessoais. “A escola é uma empresa viva. E, como qualquer outra, possui um sistema complexo que precisa, sobretudo, de um espaço de ser e de conviver, que instigue o conhecimento através da curiosidade , um elemento fundamental para tudo o que acontece na escola”, disse.

Para a realização deste espaço de intensa troca do ser e do conviver, o autor propõe dois grandes pontos: as condições organizacionais e os valores e práticas afetivas, para que a inovação e a formação de pessoas emocionalmente sadias aconteçam. “É fundamental que a escola seja um espaço saudável”, ressalta.

Nas relações dentro da equipe, o especialista destaca principalmente a sinergia entre os participantes da instituição, fazendo com que eles tenham entre si o que chama de comunicação empática: “A empatia é o olhar sobre o outro e tem o papel fundamental para a construção de ser. Eu aceito, cuido e valorizo o outro”.

O modelo de liderança que é implementado por meio do incentivo dos membros da equipe também foi assunto da palestra ministrada por França, que enfatizou que reconhecer talentos no grupo é que faz diferença nos resultados da escola. “É a partir das pessoas que se gera os níveis de melhores resultados. É importante saber comunicar, incentivar boas ideias, reconhecer talentos, desenvolver habilidade múltiplas e encorajar as pessoas a se superarem”, explicou.

Acesse aqui a apresentação completa da palestra “Gestão de pessoas em um ambiente escolar”. 

Confira a mensagem do professor Amaro França durante o 11º Congresso Rio de Educação:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s