“O professor deve ser um especialista em gente”, afirma psicólogo

84

Por Andréa Antunes

O psicólogo, professor e escritor Luiz Schettini apresentou na palestra “Pedagogia da Convivência” contribuições para além da sala da aula. Em sua análise, o especialista mostrou a importância do amor e do respeito para uma boa convivência, para o aprendizado e para a evolução do sujeito. “Uma das mais graves doenças atualmente é a perturbação da convivência. Parece que está difícil conviver com o outro. Precisamos pensar sobre isso”, alertou Schettini.

Para o especialista, essa dificuldade ocorre porque as pessoas perderam a noção de subjetividade. “Não sabemos mais quem nós somos. É preciso saber como sou no mundo; como estou no mundo com as pessoas”, ponderou, lembrando que a relação de convivência se constrói a partir da percepção individual do desenvolvimento de cada um. “É preciso entender em que etapa cada um está. Não adianta, por exemplo, ensinar algo para uma criança se ela ainda não tem maturidade para entender o que está sendo dito. Vou esperar uma resposta que ela, ainda, não tem condições de me dar e isso gera desconforto na convivência”, explicou.

Mas conviver bem não significa aprovar todas ações do outro e sim respeitar as opiniões divergentes: “É preciso resolver os problemas de forma imediata. Falar, decidir o impasse para que as coisas não se acumulem”.

Sobre a relação professor-aluno, o psicólogo afirmou que, além de dominar um determinado conteúdo, o professor deve ser um especialista em gente. “Ele deve estar ciente de que precisa respeitar o tempo do aluno; o tempo do outro. É preciso adequar o conteúdo às possibilidades que o aluno tem para aprender”, disse.

Ao finalizar a palestra, Schettini ressaltou a importância da construção de vínculos afetivos para o aprendizado e afirmou que o exemplo tem um grande valor neste processo. “Ensinamos muito mais o que somos do que o que sabemos. Por isso, nosso exemplo é fundamental neste processo”, concluiu.

Confira a mensagem do professor Luiz Schettini no 11º Congresso Rio de Educação:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s