Abertura do 12º Congresso destaca a educação do futuro

IMG_0363

Por Juliane Oliveira

Uma provocação que promove a reflexão sobre a importância da escola atual e do trabalho dos educadores. Assim foi a abertura do 12º Congresso Rio de Educação, baseada no consagrado livro 21 lições para o Século 21, do escritor israelense Yuval Noah Harari. O congresso, que reúne em dois dias cerca de 20 palestrantes e mil participantes, é um dos maiores eventos do segmento e acontece no Hotel Windsor Barra.

Para o autor, as escolas devem minimizar as habilidades técnicas e enfatizar as habilidades para a vida de propósito geral. Para acompanhar o mundo em constante transformação, de acordo com Harari, o ser humano precisa não apenas inventar novas ideias, mas, acima de tudo, ter a habilidade de se reinventar como gestor, professor e educador.

“Acreditamos que só o conhecimento é capaz de nos fazer passar por grandes transformações. Avançamos nas últimas duas décadas mais do que em dois séculos, por meio de uma revolução tecnológica que ainda nos afetará muito. Só o conhecimento poderá nos fazer vencer os enormes desafios impostos pela Era 4.0”, ressaltou Jose Carlos da Silva Portugal, presidente do Sinepe Rio.

Portugal agradeceu ainda o trabalho desempenhado pela Diretoria do Sindicato e falou sobre o papel da educação privada no Brasil. “Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), a escola particular emprega 2,4 milhões de pessoas. Pagamos anualmente 62 bilhões de reais em salários, que o governo teria que pagar se não existíssemos. A educação privada não é concessão. É um direito de escolha das famílias e uma conquista básica de uma nação livre e soberana”, afirmou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: