Educador precisa preparar alunos para um mundo ambivalente

IMG_0600

Por Juliane Oliveira

O mundo passa por mudanças estruturais. As transformações são dialéticas e ambivalentes. Para o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, não existe uma teoria única que seja capaz de explicar o mundo e esse é o maior desafio da educação. “Os mais jovens estão cada vez mais ansiosos, frágeis, radicais e incapazes de lidar com a ambivalência do mundo”, afirmou Pondé durante o 12º Congresso Rio de Educação.

De acordo com ele, um dos grandes desafios enfrentados é a emergência das redes sociais, que como todo tipo de ferramenta é dialética: possui dimensão positiva e negativa. A positiva está pautada na acessibilidade e capilarização do conteúdo. Já a negativa está na pressão psicológica que causa ansiedade e depressão pela necessidade de atender constantemente a expectativa e o reconhecimento do outro.

“A tecnologia da informação está mudando tudo, inclusive as relações. Não temos como brigar com o avanço tecnológico, mas, ao mesmo tempo, precisamos refletir e repensar as questões importantes para a formação do indivíduo que vão muito além disso”, destaca.

Os mesmos jovens que se afirmam como muito evoluídos e lutam por causas mundiais são os que sustentam as taxas crescentes de depressão e suicídio, segundo Pondé. O que demonstra que a geração está doente psicologicamente. Os jovens não estão bem e os pais, como não sabem lidar, muitas vezes transferem essa responsabilidade para a escola.

Ele acredita que há um déficit de confiança na população. Uma crescente infantilização e dificuldade de estabelecer vínculos concretos imediatos, além do nível de ansiedade elevado. “Há um aumento de sensibilidade em relação aos animais e uma redução do número de filhos e da vontade de compor grandes famílias, o que afeta diretamente o mercado. Tudo mudou. É desafio do educador auxiliar o aluno a entender essa mudança”, ressalta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: