Especialista esclarece dúvidas sobre a BNCC para o Ensino Médio

WhatsApp Image 2019-08-25 at 14.52.37

Por Andréa Antunes

Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, Edgar Lyra teve o desafio de esclarecer as dúvidas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. O especialista – que atuou como assessor da SEB-MEC na elaboração do documento de Ciências Humanas da Base entre 2015 e 2016 – iniciou sua palestra lembrando que para o Ensino Médio a discussão não está tão avançada quanto no Ensino Fundamental.

Ele apresentou uma breve cronologia da BNCC e em seguida pontuou as questões mais discutidas da Lei 13.415: aumento da carga horária, parte comum e itinerários formativos, relação com a BNCC,  prazos de implementação e financiamento.

Sobre o aumento da carga horária, o especialista explica que até 2022 todas as escolas deverão oferecer um período de cinco horas diárias de atividades escolares. “A questão está em como distribuir essa carga horária. É preciso um intervalo mínimo de uma hora entre os turnos. Como fazer três turnos de cinco horas, por exemplo, é uma dificuldade”, frisou o professor.

Em relação ao ensino integral, a BNCC refere-se a uma formação integral ampla e não à implantação do ensino integral em todas as unidades escolares. Sobre a parte comum e os itinerários formativos ele lembrou que é obrigatoriedade dos municípios oferecerem mais de um itinerário: “Acho que haverá uma tendência a atender essa demanda por meio do ensino a distância, já que muitos municípios não terão como fazer de forma presencial”.

Lyra ressaltou que a BNCC obriga o atendimento das competências, mas não determina que as escolas devam se livrar dos demais componentes curriculares. Ele lamentou ainda a perda da obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia. “Tenho receio dessa liberdade toda. Entendo que hoje os jovens têm que saber lidar com as novas tecnologias, mas eles também precisam saber lidar criticamente com essas ferramentas”, avaliou.

Confira a apresentação completa da palestra de Edgar Lyra. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: