“A BNCC é uma oportunidade para repensar o papel da Educação”, afirma especialista

IMG_0710

Por Andréa Antunes

Doutora em Ciências Humanas pela PUC-Rio, a professora Priscilla Resinentti mostrou como é possível implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Fundamental.  Em sua palestra, a especialista lembrou que apesar de parecer recente, a BNCC estaria ancorada na Constituição de 1988 e no Plano Nacional de Educação (PNE), tem força de lei e trata do que é essencial na Educação Básica.

“Este novo cenário em que vivemos exige que o ser humano seja mais criativo, mais participativo, mais produtivo. Ele requer mais do que acúmulo de conhecimento. É preciso aprender a lidar com essas informações”, disse a especialista.

Ela destacou ainda que a BNCC vai impactar a formação de professores, o trabalho em sala de aula e as avaliações escolares. “É preciso repensar a partir da Base Nacional”, disse a professora, sugerindo que as instituições de ensino criem espaços dentro do horário escolar para que os professores possam se dedicar ao estudo da BNCC e pensar como podem implementá-la.

Para a professora, é necessário criar um plano de formação com uma sequência de encontros, começando pelas competências gerais, que não são temas transversais, e explicitando no currículo e Projeto Político-Pedagógico.

“Os gestores devem lembrar que é preciso dar o exemplo. Os diretores, coordenadores devem conhecer bem a Base para participar desse processo de implementação, de discussão e encontrar alternativas. A BNCC é uma oportunidade para repensar o papel da Educação e construir uma sociedade justa, democrática e inclusiva”, frisou Priscilla.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: