A importância da psicomotricidade na Educação Infantil

WhatsApp Image 2019-08-25 at 14.53.33

Por Andréa Antunes

“É preciso abrir o espaço de segurança da criança para que ela possa se desenvolver”, afirmou Eduardo Costa, doutor e mestre em Ciências pela Fiocruz, ao iniciar  a palestra “Psicomotricidade e Educação Infantil: um olhar da transpsicomotricidade”, realizada no segundo dia do 12º Congresso Rio de Educação.

Criador e formador em Transpsicomotricidade Educacional e Clínica, o especialista levou a plateia a refletir sobre o lugar do corpo da criança e do educador nas práticas cotidianas do processo educacional. Durante sua apresentação, o especialista defendeu a importância do autoconhecimento e da consciência corporal no trabalho com crianças e da brincadeira no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

“O verdadeiro brincar é algo inteiro, algo que a criança se entrega, mas hoje estamos sendo convidados, cada vez mais, ao embrutecimento. A transpsicomotricidade é uma oportunidade de reencontro: de reencontrar consigo, com o outro e com o espaço”,  disse Costa, ressaltando ainda que para realizar sua prática em sala, o professor também precisa se conhecer e trabalhar suas neuroses.

“O trabalho da transpsicomotricidade não se limita às crianças. Muitas vezes, a ousadia da criança ativa nossos fantasmas e projetamos sobre elas esses fantasmas. Sem perceber, as encarceramos. Para evitar isso, precisamos saber lidar com nossas próprias neuroses”, explica o professor que encerrou sua palestra com uma dinâmica de grupo com a plateia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: