PISA como impulsionador de mudanças na educação

WhatsApp Image 2019-08-25 at 14.52.40

Por Nathalia Curvelo

Como a juventude está se preparando para os desafios do século XXI? Essa é a pergunta por trás do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizada junto a jovens de 15 anos. Criado em 2000 e aplicado atualmente em 70 países, o programa foi tema da palestra de Ruben Klein, pesquisador da Fundação Cesgranrio, no segundo dia do 12º Congresso Rio de Educação.

O PISA se concentra em três áreas do saber: Matemática, Português e Ciências. A cada ano, a prova enfatiza uma delas. Para Klein, um dos diferenciais que tornam o PISA referência no mundo todo é o fato de as avaliações serem divididas entre perguntas de múltipla escolha e perguntas abertas. Assim, é possível analisar a capacidade não só de memorização dos alunos, mas de elaboração. 

“Outra coisa interessante é o conceito inovador de letramento, que se refere à capacidade dos alunos de aplicar conhecimentos e habilidades em áreas e disciplinas para se comunicar de forma eficaz ao identificar problemas”, resumiu.

O palestrante também reforçou o valor do PISA For Schools, projeto-piloto realizado nas escolas brasileiras mais bem conceituadas no Enem e no SAEB, que será aberto para inscrições a partir de maio de 2020. De acordo com ele, a avaliação é uma grande oportunidade para a melhoria do ensino no país. “Isso permite à escola se situar no contexto internacional”, defendeu.

Confira a apresentação completa da palestra de Ruben Klein.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: