É preciso educar para saber navegar no universo da internet

WhatsApp Image 2019-08-25 at 14.53.25 (1)

Por Igor Matos

A internet está cada vez mais presente em nossa rotina. Ela aproxima pessoas e possibilita acesso a um mundo de informações. Mas quais são seus malefícios? No 12º Congresso Rio de Educação, o psicólogo Rodrigo Lyra e o psiquiatra Adriano Aguiar alertaram sobre problemas ocasionados por esse uso em excesso, que vicia e traz graves consequências.

O Brasil possui 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o equivalente a quase 65% da população com idade acima de 10 anos. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no ano passado. “O problema do uso em excesso da internet é que os vícios clássicos nos levam ao isolamento”, explica Rodrigo Lyra.

Com esse vício, as pessoas têm mais preguiça de ler e pensar, e mais dificuldade de se concentrar. Bolhas de afinidades são criadas e as pessoas passam a querer ouvir apenas aquilo que lhes agrada. A ferramenta que era para unir, acaba separando as pessoas.

De acordo com os especialistas, não há como escapar da tecnologia, portanto, para navegar bem no universo da internet, é preciso conhecer os caminhos dela. É preciso levar para a escola uma conversa permanente sobre o que os jovens estão sentindo. Os educadores precisam ter um papel ainda mais ativo na reflexão cultural sobre os efeitos da tecnologia. É papel da escola atuar em conjunto com as famílias, observando os alunos e seus comportamentos.

“O professor deve ficar atento aos alunos e perceber se eles apresentam alguns sintomas como cansaço, depressão e uma atenção excessiva com aparelhos eletrônicos. Nesses casos, o professor, juntamente com os pais, deve ajudar o aluno oferecendo atividades regulares, conversas sobre o assunto e todo suporte necessário para a reversão do quadro”, explica Adriano Aguiar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: