Uma nova educação precisa de uma nova forma de usar a tecnologia

WhatsApp Image 2019-08-25 at 14.53.22

Por Igor Matos

A educação brasileira enfrenta um grande problema: a implantação da tecnologia e de novos métodos de estudo. Para o jornalista Carlos Nepomuceno, a solução está numa visão macro, que alie educação e tecnologia, fazendo projeções para os próximos 50 anos.

Para entender este cenário, Nepomuceno faz uma análise da evolução do homem com a comunicação até chegar na relação homem-tecnologia. No início, a comunicação dos homens era feita a partir dos gestos, o que restringia muitos atos e a comunicação profunda entre pessoas. Com a evolução do homem, houve uma evolução da sociedade também, que passou a se comunicar oralmente. Através dessa evolução foram possíveis as criações de tribos, aldeias e outros grupos.

“Com essas mudanças, podemos ver que enquanto a forma de comunicação ia mudando, as formas de viver da sociedade mudavam também. Um estudo de um grupo antropológico canadense afirma que quando você muda a mídia, toda a civilização muda, e quando você muda a civilização, várias organizações mudam”, explica ele.

O jornalista afirma que o método de ensino das escolas brasileiras está ultrapassado e por isso a educação no país se encontra tão defasada. Para ele, os educadores têm medo de se adaptar à tecnologia, o que coloca a educação sempre atrás das atualizações do processo tecnológico.

“As escolas não devem digitalizar o motor 1, que é a velha tecnologia, mas sim se adaptar e colocar em prática o motor 2, que é a nova tecnologia. Para isso, é preciso mudar o modelo de educação, fazendo com que todas as pessoas tenham um ensino bom e de qualidade da mesma forma”, explicou Nepomuceno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: